quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Bristol...um ano depois!!





Em Janeiro de 2006 embarquei numa aventura chamada Contacto. Para quem não sabe o programa Inov Contacto – Estágios Internacionais de Jovens Quadros é um programa desenvolvido no âmbito do Plano Tecnológico, apoiado pela União Europeia e pelo PRIME e gerido e coordenado pela AICEP. Basicamente, são estágios onde as pessoas seleccionadas são colocadas em empresas no estrangeiro, durante 6 ou 9 meses. Para mais informações (www.networkcontacto.com). Depois de 2 semanas de sacrifícios e indecisões, num estágio surreal num hotel no Porto, ditou a sorte que eu fosse para os laboratórios da Hewlett-Packard em Bristol, UK, durante nove meses. Só este simples facto daria um livro. Seria ingrato, ou mesmo impossível, se eu tentasse resumir 9 meses de aventuras e desaventuras nas terras de sua majestade em apenas uma mensagem. Pelo caminho ficaram visitas a Suécia, Escócia, Irlanda, País de Gales, Costa da Cornualha, Manchester, Oxford, Stonehenge, Salisbury, etc..... e de propósito ficam para o fim os fins-de-semana em Londres, onde a partir do base do “castelo”, havia sempre mais um concerto, mais uma noite de loucura e descobertas. Isto tudo sempre com as melhores companhias.





O 65b Whiteladies Road em Bristol ficará para sempre. Bristol é a maior cidade do oeste da Inglaterra com uma população de cerca de meio milhão de pessoas. Banhada pelo rio Avon, sempre foi uma cidade de mercadores e foi também uma das cidades propulsionadoras da revolução industrial inglesa. Como exemplo estão as obras de Brunel como o SS Great Britain ou a Clifton Bridge que ainda se podem visitar na cidade. Como curiosidade, fiquem a saber que Bristol é cidade-irmã do Porto devido às trocas comerciais especialmente de vinho do porto. Encontram-se na cidade duas universidades importantes. (http://visitbristol.co.uk/).

A colocação em Inglaterra onde existe dezenas de culturas diferentes e também numa empresa multicultural como a HP deu-me a oportunidade de partilhar experiências com pessoas dos mais diversos cantos do mundo. Foi um grande salto na minha vida, sinto que alarguei muito a minha visão, abriram-se novas portas mas acima de tudo ficaram as amizades. Por isso, e passado um ano do meu regresso, resolvi visitar a minha cidade, os meus amigos.




Posso dizer que a chegada foi um pouco nostálgica. Deu-me a sensação que voltava a casa. Caminhei de estação de autocarros até ao cimo da Park Street. Cada canto e recanto tinha a sua história, cada cheiro e cada odor espalhava em meu redor mil e umas imagens, que me faziam sentir que existia algo de mim espalhado por ali.

Ficou comprovado no bom fim de semana que passei, revi amigos, revivi noites, sabores e sensações... e como o que é bom acaba depressa, fica aqui a vontade e a promessa que em breve voltarei.




7 comentários:

Anónimo disse...

pois...então se me permites... !!!! esse palito é q era escusado! depois queixamo-nos da imagem q temos lá fora...pudera, se n «nos» sabemos comportar!!! mas mmo c palito, mais sorte q eu q nunca fui a bristol!!! continuação de boas viagens!!! bjocas

Anónimo disse...

Bem parece ke vou ter ke ir ate la,e vou ter ke te levar komo guia turistico!
Nota:N ha mulheres em Bristol?So fotos de vegetaçao e rio, mas o ke vem a ser isto?

Anónimo disse...

nao sei se estou todo fora ou se realmente me fizeste viajar 'tripar' que mais poderei dizer ...'o melhor e estar calado' dyrty point
for real

Metelo disse...

Hey!
O Castelinho ca continua!
Para quando o proximo fim-de-semana em Londres?

Anónimo disse...

Viajar é de facto fantastico,a aventura, o conhecimento de outras culturas de outros sabores e sensações, tal como tu descreves, o encanto de outras cidades de outras partes do mundo…é de demais aliciante. sabes k mais? so apetece fazar a mala e...bota aventura!!!
jinho big e k td te corra bem na proxima viagem:)

Anónimo disse...

Realmente o palito dispensava-se!!mas já se sabe k a verdadeira costela portuguesa nunca desaparece!!lolol

Anónimo disse...

Ups!