terça-feira, 27 de maio de 2008

Helsinki, Suomi

Este fim de semana recebi a primeira visita vinda directamente de Portugal. O meu amigo António, também conhecido por Perú, resolveu, dar uma saltitada até a Finlândia. E nada como uma boa sauna, como fizemos na sexta, para se sentir que se está na agora verdejante Suomi.



Aproveitando a sua companhia, fui visitar Helsinquia, de uma forma mais turística. O sol brilhou durante todo o fim de semana, o que melhorou a qualidade do passeio.
Sendo a capital do país e a maior cidade, fica situada bem na parte sul, com as varandas viradas para o Báltico. Embora com bons exemplos de arquitectura, não se pode dizer que seja uma cidade imponente como a maioria das capitais europeias, aliás é a segunda capital com menos população, apenas contando com cerca de 600 mil habitantes. A sua história também não ajuda, pois enquanto pertencente aos Suecos, nunca teve o desenvolvimento desejado e sempre foi deixada para segundo plano. Com a conquista da cidade pelos russos durante a guerra Finlandesa, a cidade sofreu um grande desenvolvimento, ficando a ser a capital do país. Alguns dos edificios mais imponentes são a Catedral da cidade que fica na bonita praça do senado, o edificio do Parlamento e o Museu Nacional da Finlândia.













Claro que toda a zona costeira torna a cidade bonita, pois esta está de frente para o Báltico. Perto da costa está a ilha de Suomenlinna, que tem uma fortaleza, mandada construir pelos suecos,património Mundial pela Unesco e é um belo sitío para se dar um passeio de barco e depois a pé ao redor de toda a ilha admirando as casas de madeira e arquitectura que a caracteriza, assim como as vistas que nos oferece sobre o Báltico a partir dos seus pequenos montes. Definitivamente um sitio a não perder, numa bela tarde de sol.















De regresso a Tampere e para acabar o dia em beleza e em sintonia com os finlandeses, nada como uma festa com o tema Festival Eurovisão, onde os típicos “drinking games” com regras bem definidas não faltaram... “Mudaram de roupa..temos de beber!!” Só na Finlândia.... no final os finlandeses ficaram tristes, pois desta vez a sua representação rock não pegou como no passado com os Lordi, e o principal objectivo que era ficar à frente da Suécia não foi conseguido. Eu, que já não via o Festival há anos, devo admitir que fiquei contente com a nossa representante Vânia, com uma boa voz, mostrou que para ganhar pontos não se precisa de ter algumas partes de “plástico”, como muitas das concorrentes apresentaram. Mas enfim o prémio lá foi para a Rússia, sorte que tem muitos vizinhos para votar...

1 comentário:

Anónimo disse...

por um tempo pensei... vamos beber...mudem de roupa... dos finlandeses pode-se esperar tudo,

:-)