terça-feira, 20 de maio de 2008

Venha a mim o vosso mundo!!!

Uffff...sinto-me cansado, mas não desanimado, muito pelo contrário. Finalmente começo a ter aquela azáfama diária que tanto procuro e que tão bem me caracteriza. Não tenho
tido tempo para parar sequer, ando numa agitação constante, mas feliz. Em termos profissionais cada vez me sinto mais integrado, o que aumenta a responsabilidade e carga de trabalho. A nível pessoal vou complementando o meu tempo, a minha presença começa a ser requisitada em programas diversos o que é óptimo, pois estou aqui há pouco mais de dois meses.
Com esta movimentação toda por Tampere por vezes perco aquela vontade de viajar. Mas como se diz na sabedoria popular, se o Maomé não vai à montanha, vem a montanha a Maomé. Pois bem foi assim que eu “viajei” este fim de semana, sem sair de Tampere.


Assim a viagem começou em Itália, com um cheirinho a França. Passo a explicar... há um ano atrás conheci um italiano chamado Diego, em Bordéus. Passámos 5 semanas juntos pois estávamos na mesma formação. Entre viagens e jantares, foi das personagens mais divertidas que já encontrei. Por coincidência a semana passada ele esteve cá, recordámos os bons tempos passados e fomos actualizando o “livro” com mais algumas passagens. É sempre a partir a rir quando se tem este personagem por perto..



Na sexta alojei a Katha, uma das alemãs que conheci em Tallinn, mais um casal alemão amigos dela. Fomos ao Plevna, um sitío muito bom onde produzem a sua própria cerveja, seguindo a receita alemã e onde se podem comer as melhores salsichas da cidade.
Era o aniversário da amiga da Katha, então decidimos ir a casa e à meia-noite cantar os parabéns, em inglês, e também em português. As velas eram improvisadas com o que lá tinha por casa, o bolo eram brownies que a Elsa me tinha trazido dos Estados Unidos e para regar Vodka Russa. E viva a paz mundial, e os povos em confraternização....
Nessa noite tive de inventar espaço para colocar 4 pessoas no meu pequeno estúdio....pensava eu! Até que já estava quase do lado de lá, quando me liga a Elsa, a minha mana mais velha tuga que por aqui anda perdida como eu. A Elsa, alfacinha, é freelancer e está a trabalhar na Metso Minerals, uma outra secção da empresa onde estou. Para eu dizer que é mana já estão a ver... finalmente encontro uma tuga que não me vem com o pessimismo e lenga lenga do costume, com ideias detalhadas que valem a pena ser ouvidas. Talvez porque também tenha viajado imenso, os horizontes tornam-se muito mais longínquos, mas a visão acompanha no crescimento, ficando cada vez mais aprumada. É assim mesmo, precisamos é de ir à luta e andar para a frente. A Elsa tinha perdido a chave de casa e não sabia para onde ir. Bem, como tradição de família, a minha casa sempre foi a casa do povo. Continua a ser por aqui, mas é assim que eu gosto e me sinto bem. No fim acabámos por ser 5, mas ninguém deixou de dormir ou ficar pela rua!!





No sábado, a continuação. Eu e a Elsa, já que nos levantámos e andávamos perdidos todos tarantas, pensámos “ E porque não fazer uma tarde tuga??” Ora e em que consiste uma tarde tuga? Muito básico, comer e beber..mas com qualidade. Fomos ao mercado comprámos barriga ou entremeada (como queiram)e umas costeletas, pão tipo triga e uns morangos bem fresquinhos. Depois de comprar o grelhador e temperar a carne “à minha moda”, fomos até às margens do lago e matámos a barriguinha de misérias, acompanhado por um tinto, que era espanhol mas ainda trazia uns ventos de Portugal.





À noite, uma viagem perfeita até a Jamaica. Fui assistir ao concerto dos Skatalites, grandes dinossauros do Ska, que tocaram com nomes como Bob Marley ou Jimmy Cliff. Numa noite quente, nem parecia que estávamos na gélida e fria Finlândia. Com ritmos de Ska, Rock Steady e Reggae, os Skatalites foram variando ao longo do reportório e aquecendo as almas dos cerca de 200 espectadores que iam dançando, sempre de sorriso na boca, como manda a cultura que os Skatalites transportaram na sua bagagem. Foi um daqueles que vai ficar para a história, já há muito desejado.









Domingo foi tempo de paz e algum trabalho e claro, preparação para mais uma semana de luta que se adivinha.

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo, ainda bem que tens tempo para curtir. Pena não ser um Douro e umas chouriçinhas caseiras tambem, mas cá te esperam. ABC :)

Anónimo disse...

Jah é meu protectô...

Anónimo disse...

Ola meu querido!

Esta noite/dia ficara para sempre registada! A empatia e mutua, e vejo um em ti um futuro brilhante como pessoa e homem, pois base e solida e de boa qualidade.
Nao sei como ainda estas solteiro, em Aveiro devem estar todas cegas ou sao coxas, :-). Meninas aprontem-se que o gato (sorry rato hihiii)esta de volta para breve, depois de ter explorado solo finlandes.

Ja sinto a tua falta, :-(, embora nao te inveje a presenca em terras lusas. Todo o dia esteve um sol magnifico, almocei na esplanada da cantina, e depois do trabalho fui gozar mais uns raios para uma esplanada no centro de Tampere.

Ca te espero para a semana que vem! Aproveita a culinaria aveirense e outros petiscos que tais.

Da tua amiga, beijinhos relinchados,
Elsa