domingo, 19 de setembro de 2010

Aveiro - Lima

Acordei. São 5 da manhã e aqui estou eu no conforto deste ninho que tão bem me tem acolhido. Mas chegou a hora, e, depois de anos espera, pesquisa e aprendizagem o sonho teimou em tornar-se realidade e tive de seguir os meus impulsos. Para muito me ajudou o meu amigo Zé, que, para além do verdadeiro espírito de companheiro de viagem, vive em Buenos Aires e decidiu pôr-se a caminho e fazer uma viagem pela América do Sul. Como amigo que sou, não podia deixá-lo divertir-se sozinho. Parto com nostalgia e com muito sono..de Aveiro para o Porto, do Porto para Madrid, com todas as confusões de trocas de terminais habituais em Barajas. 14 h de viagem, mas com muito pouco sacríficio. Aproveitei para descansar e ler um pouco..mas após 12h começa a minha viagem verdadeiramente..o avião avança a baixa altitude e lá em baixo um manto de imenso e denso verde rasgado por linhas aleatórias que parecem não ter fim, funcionando como veias que transportam o líquido que dá vida a todo este espectáculo que surge bem debaixo dos meus pés. Uma destas artérias evidencia-se pela grandeza e pelo percurso que vai tomando. É o rio Amazonas que cruza toda esta selva apelidada de pulmão do mundo. Estamos quase a chegar a Lima, e em grande contraste a melhor paisagem fica para o fim. Está um sol radiante e estamos a passar por cima dos Andes. Devido a uma das minhas últimas leituras, fico a sensação que percorro por via aérea terras que Frodo galgou carregando o seu precioso. A imponência de todos estes montes, criam vales e desfiladeiros entre as suas sombras, enquanto a luz se torna dourada ao cruzar-se entre picos.


Ao meu lado, irrequieta e ansiosa, está uma peruana, que podia bem ter saído de uma daquelas bandas de flautas de pan que se apresentam entre praças europeias. O traço peruano é muito característico e difícil de passar despercebido. Trabalha numa pastelaria em Barcelona e visita os pais de 2/3 anos. Li algures que os peruanos eram muito patriotas, mas ali tive a grande confirmação...ao passar a barreira das nuvens, com Lima e o Pacífico bem ao nosso alcance, ela chora com ganas de saltar e agarrar a sua terra, que, com todas as virtudes e defeitos que testemunharei, é o seu lar, é o seu berço e seu refúgio. Como a entendo...
Para testemunhar alguns dos defeitos deste país de 3 faixas (deserto na costa, montanhoso no meio e selva nas fronteiras) não demorou. Vou num táxi a 20min, ainda não andei um único Km e já tive a sensação que ia ter um acidente 5 vezes. Mas há que continuar no jogo e jogar com as regras da casa, que neste caso quase não existem. Que caos de tráfego. Lembrei-me que a 2ª circular e do IC19 afinal eram um paraíso. Depois de uma hora, milhares de buzinadelas, dezenas de cruzamentos sem semáforos, milhares de carros todos rebentados, na sua maioria táxis, e uma boa conversa com o taxista, descubro que estamos quase..Ainda há tempo para autocarros onde as pessoas se agitam na tentativa de encontrar o seu espaço, outras se penduram e outras mandam lixo pela janela. As que seguem no passeio caminham com a dificuldade do tráfego, convivendo com toda a poluição que corre no ar, outras procuram desesperadamente um meio de transporte livre (num país com salários tão baixos e com tanto desemprego é comum as pessoas terem de se deslocar em transportes públicos) e uma minoria assiste pávido e sereno a todo este caos, com toda a normalidade do dia-a-dia, onde há sempre espaço para um cigarrinho e pedir mais uma moeda.


Depois de me instalar decidi que ainda era cedo (a diferença horária entre o Perú e Portugal é de 6h) e como comida de avião é só para quem quer manter a sua silhueta percorro as ruas que albergam edifícios coloniais misturados com construcções mais recentes. Por falar em colonialismo, há influências que até calham muito bem, em especial quando se tem muita fome...que rico pollo peruano, ou como se diz na minha terra, frango de churrasco.
Acabo a minha Cristal, a verdadeira cerveja peruana, e reparo nas horas...estou acordado há mais de 24..está na hora de regressar!

1 comentário:

Eskilo disse...

Queres com click ou sem click????