segunda-feira, 24 de março de 2008

Tallinn, Estónia

Aqui era apenas mais uma quinta-feira à noite, no meu país chamam-lhe quinta santa. Significa que a Páscoa está já aí e, embora não muito festejada na Finlândia, sexta e segunda são considerados dias de férias. Perante esta situação tinha duas hipóteses..ficar em casa a pensar em folares com manteiga e café quentinho todo o fim de semana ou...dar mais um saltinho para esquecer e aproveitar para conhecer mais um pouco e quissá viver mais umas aventuras. Claro está que a decisão não foi difícil. Peguei no mapa, olhei, olhei outra vez...e como até tenho 4 dias...que tal Tallinn, na Estónia? Como ninguém respondeu, fiz a minha malinha e na manhã seguinte pus-me a caminho.





A primeira parte da viagem foi feita de comboio entre Tampere-Helsinquia. E que bela manhã! Finalmente as cores escuras e sombrias deram espaço ao sol, e este, não alheio à rara oportunidade concebida, decidiu deslumbrar-me com um pouco de luz e brilho, realçando espaços que até aqui se encontravam como hibernados entre a névoa e melancolia. Esforçei-me para não adormecer...entre a janela surgiam lagos gelados, matas cerradas cobertas pela neve, casas de madeira de quando em vez, mostrando o lado mais típico desta Finlândia que me vai conquistando. Tudo isto claro embelezado pela verdadeira luz que nos ilumina, a verdadeira luz que nos faz sentir tão bem e pelo vistos, até a um finladês consegue sacar um sorriso. O reflexo é intenso, em especial, quando aparecem imagens onde não se consegue obter um fim, onde a imensidão de branco traz confusões à minha retina, e começo a pestanejar. Uma...duas....três....zzzzz...acordem-me em Helsinquia.

Chegado a capital, decidi não perder muito tempo a tentar descobri-la. Até porque a viagem dura sensivelmente 2h, e claro está, hei-de dar uns saltinhos até cá. Dirigi-me ao porto onde se apanham os ferry boats para Tallinn. Depois de uma longa caminhada e de alguns obstáculos estou finalmente no barco. E que barco...para quem esperava apenas um ferry com uns lugares para se sentar, esta barcaça tem muito que se lhe diga. Pode-se dizer que é como um cruzeiro (diferentes restaurantes, bar com pista de dança, supermercado, salas de jogos, quartos para alugar). Atravessei o báltico, a observar, pasmo e sereno, um pouco reflexo da solidão que se fazia sentir. Depois de pesquisar todo o ferry, pensei fazer a viagem na parte exterior. Rapidamente mudei de opinião devido ao frio cada vez mais intenso, e recolhi a um canto estratégico. Daqui admiro de tudo...desde os comportamentos diferentes deste verdadeiro povo do norte até a beleza das suas mulheres, passando pela janela onde está o mar...este chamado báltico, mas seja o meu atlântico, mediterrânico ou adriático o sentimento não deixa de ser comum. As ondas embalam-me e correm para sul onde está Tallinn à minha espera.







Tallinn é a capital da Estónia, e conta com cerca de 400 mil habitantes. A moeda utilizada é coroa (Krooni) Estónia, em que 15 equivalem com arredondamentos a 1 Euro. Numa história mais recente é sede de um parlamento independente desde 1992, fazendo parte da União Europeia. Até então foi dominada alguns séculos atrás por dinamarqueses, suecos e russos, conseguindo ter sido independente durante alguns anos até a segunda guerra mundial onde foi ocupado pela Rússia e mais tarde pelos nazis. Depois da retirada dos nazis foi ocupada novamente pela ex-URSS, o que leva ainda nos dias de hoje a existência de bastante influência russa pela cidade. De notar que a cidade foi completamente destruída durante a segunda guerra, mas a parte antiga, a parte medieval, conseguiu sobreviver a todos estes episódios negros da nossa história.


















E foi aí, bem no centro da cidade antiga que me instalei no hostel With No Name, um espaço extremamente acolhedor, onde a sala representa o boom de todo casa. Aí conheci alguns outros viajantes de diferentes partes, inclusivé de Portugal, muito bem representado pelo Júlio, natural de Gaia e estudante na Finlândia. Tal como eu, viajava sozinho tentando abstrair-se da data em questão. Tivémos boas conversas, passando também por bons acordes que foi tirando da guitarra que ali se encontrava. Seguramente, repetiremos, num outro canto qualquer, numa outra sala. Havia também algum pessoal de Erasmus, maioria alemães, vindos da Finlândia. No último dia chegou um enorme grupo de espanhóis, e foi logo agitação instalada.











Na parte exterior das muralhas cresce uma cidade moderna e cosmopolita, especialmente após a adesão a UE. Da parte de dentro, conservam-se fachadas, casas típicas do séc. 11 e 15 D.C, templos luteranos e ortodoxos, praças, tradições que em uníssono criam o ambiente ideal para um fim de semana completamente diferente, entre o medieval a influência russa, com tranquilidade e com direito a uma viagem até a alguns séculos atrás. O turismo está bem organizado, e a Old Town preparou-se para receber os convidados que agora chegam de toda a parte do globo. Esta parte da cidade está considerada como património mundial pela UNESCO desde 1997. Experimentei sabores diferentes, assisti a uns concertos, caminhei, tirei as minhas fotos, fui conversando com gente que se cruzava no meu caminho, diverti-me nas longas noites de Tallinn.








Surpreendentemente fui a uma festa de salsa, cortesia do Christian, que geria o hostel, tornando-se ele também como mais uma pessoa que fica marcada, devido a humildade, simpatia e prontidão que sempre demonstrou. No último dia conheci a Evi e a Kathi, alemãs que também estão a estudar na Finlândia, e acabámos por sair para mais uma festa e fazer a viagem de regresso a casa juntos. No barco enquanto as minhas companheiras dormiam ao sabor do balanço, conheci o Manuel, galego viajado que curiosamente mora em Tampere e que seguia a estudar um livro de gramática portuguesa e o Josep, catalão, outro viciado em viagens, que já morou em Lisboa, e segue activamente, melhor que muitos portugueses, a nossa política e economia. Com eles partilhei boas ideias e pontos de vista, histórias e curiosidades entra a nossa língua e o galego. E imagine-se...sempre em bom português.

É assim, mais alguns bons contactos a adicionar, mais umas histórias para um dia mais tarde recordar, mais umas lições sobre a Estónia, Alemanha e Finlândia aprendidas, mais uma Páscoa fora de toda a normalidade.

Em exclusivo agora para a malta que aprecia a beleza feminina (nos dias que correm já não se pode dizer exclusivo para rapazes, porque mesmo alguns desses não se iam interessar), eu tinha o meu paraíso ( defina-se paraíso neste contexto como maior número de mulheres sexys e bonitas por metro quadrado ) num clube que ficava num terraço mesmo no centro de Ljubljana, Eslovénia. Que me perdoem, mas a fasquia aumentou...e agora está bem no centro de Tallinn no clube Hollywood. Aconselho.

8 comentários:

Anónimo disse...

senhor passageiro, na proxima paragem sera servido folar e cafe quentinho!!! xD

ahah

tau esssa pascoa foi boa isso e que interessa... ja esta quase! =P abaxu pimu

Xok disse...

és um senhor.
páscoas há mts mas como essa duvido...

sempre a 30 grande amadeu

Anónimo disse...

tu é que viajas carneiro :)... o pessoal aqui farto de trabalhar e tu a curtires que nem gente grande.

Estou a ver que a capital da Estónia é muito linda, mas parece que isso parou na história (espero que a Finlândia não seja assim)... em tanta foto só se vê uma carro!!, tou a ver que o pessoal daí anda todo de carroça (já agora acho que consegui anranjar comprador para a minha)lolol...

Bem, senhor ratatola, prometi que escrevia qualquer coisita e aki tá o meu post.

Espero k esteja tudo bem contigo e volta depressa que as noites no tako sem ti são uma pasmaceira, já ninguém diz piadas (fazes mesmo cá muita falta) :).

Hasta ma friend... stay cool

Anónimo disse...

Pago 10€ por 2 ou 3 metros quadrados desse clube com louras e morenas pa n enjoar!Abraço

Hugo disse...

epa tu la fora so fazes amizades gay esse(a) da direita-á tua esquerda parece meio abichanado, eheheheh, fodasse viajar. espetaculare, ehehehe

Ricardo P. disse...

Opahh estou apaixonado pela estónia!!até lá tem uma hollywood e tudo =)!!Mega abraço

Anónimo disse...

Oh colega!! Existe um português em cada canto deste mundo!! É MAIS que normal fazer uma viagem por aí e vir a conversar em português!! pfft loooool

Essas fotos são de arrasar qq um, fiquei de boca aberta a olhar para elas, deve ser absolutamente sufocante, olhar em redor e ter essa vista e ambiente!!

Mais um MEGA abraço!!

XanaX

Amadeu disse...

Sim Xanax é verdade, o que não é normal é quando as pessoas não são portuguesas...que é o caso!! lol! Sempre o mesmo animal....